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terça-feira, 20 de setembro de 2011

De olho nos futuros corredores da Copa



Diante do lançamento de projetos de novas vias exclusivas para ônibus, em virtude do mundial de 2014, empresas apresentam veículos capazes de suportar a demanda
Os anúncios de construção de corredores exclusivos de Transporte Rápido de Ônibus (português para Bus Rapid Transit, BRT) em Pernambuco e em outros Estados que sediarão a Copa do Mundo de Futebol em 2014 têm movimentado o mercado de produção de veículos especializados nesse sistema. Dispostos a suprir a demanda que surgirá nos próximos anos, empresas já começaram a lançar produtos que poderão ganhar as ruas do Grande Recife.
No último dia 10, o governo do Estado prometeu, entre outras intervenções viárias, a implantação dos Corredores Norte-Sul, que vai de Igarassu ao Centro do Recife, e Leste-Oeste, que sairá do Derby até Camaragibe. Ao todo, serão 52 quilômetros de vias segregadas, beneficiando os coletivos. Os editais de licitação para as obras já foram lançados e a meta é inaugurá-las até o início de 2014. Como as especificações dos corredores e das plataformas, como altura e largura, por exemplo, ainda não foram definidas, as empresas de ônibus que atuam em Pernambuco terão que aguardar para renovar suas frotas.
Enquanto isso, na abertura da 3ª edição do Transpúblico, feira de transporte de passageiros realizada em São Paulo (SP) esta semana, o sistema BRT, que já funciona com eficiência em Curitiba (PR) e países como Colômbia e África do Sul, foi foco de discussões e lançamentos. No estande da gaúcha Marcopolo, um veículo chamava a atenção pelas dimensões e pelo design, inspirado em trens de alta velocidade em operação no mundo. O Viale BRT tem versões articuladas e biarticuladas, com comprimento que varia de 21 a 28 metros.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo, o novo modelo têm capacidade de adaptação para a legislação e as características dos sistemas de cada cidade. É um veículo que tem flexibilidade para a mudança na altura das portas, por exemplo, explicou. O ônibus é equipado com sistema de ar-condicionado integrado ao teto e tem os vidros laterais colados garantem maior visibilidade e proporcionam uma visão panorâmica aos passageiros.
O Viale BRT também pode ser oferecido com GPS, televisor digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota. O veículo possui câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas.
Há pouco mais de duas semanas, um exemplar do modelo Mega BRT, da empresa gaúcha Neobus, veio ao Recife como proposta para utilização nos futuros corredores da região metropolitana, onde, diariamente, quase dois milhões de pessoas utilizam ônibus.

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